Login Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Font Size

Profile

Cpanel

Guia Para o Desenvolvimento de um Grupo de Estudo

Nós, leitores do grupo Ágape, cremos que:

. Deus é o Pai amoroso de toda a humanidade e que cada um é filho/a de Deus.

. Que cada ser humano deste planeta é um irmão/irmã espiritual.

. O Livro de Urântia é a nossa Quinta Revelação de época, falando sobre a verdade para os mortais deste planeta.

. O Livro de Urântia foi apresentado por um grupo de seres celestiais, com a intenção de expandir a consciência cósmica e ampliar a percepção espiritual dos seres deste planeta.

. O Livro de Urântia nos foi concedido com a intenção e exaltar e enriquecer a religião de origem evolucionária, para ajudar a transformação da humanidade, como parte do crescimento espiritual planetário.

O espírito das reuniões

Existe um propósito supremo na atividade grupal. “O homem pode descobrir o Pai em seu coração, mas terá de buscar o Supremo no coração de todos os outros homens” (pág. 1290). “Uma das lições mais importantes que devereis aprender durante vossa carreira mortal consiste em trabalhar em equipe” (pág. 312).

Este grupo de estudo do Livro de Urântia é um voluntariado de leitores que se reúnem para compartilhar experiências e nutrir-se dos ensinamentos transmitidos pela Quinta Revelação de Época, por meio da fraternidade, estudo e serviço. Agradecemos a Deus este presente que nos enviou e aceitamos nossa responsabilidade em ajudar a compartilhar essa revelação divina e seus ensinamentos, com homens e mulheres de Urântia. O objetivo principal das reuniões é estudar o Livro de Urântia, compartilhar e praticar seus ensinamentos, assim como compartilhar experiências religiosas e cuidar do reforço recíproco. As energias do grupo serão utilizadas somente no marco de nossa missão espiritual, evitando-se manifestações de natureza política, social ou econômica, que não fariam senão distanciar-nos de nosso propósito fundamental.

“O verdadeiro mestre só mantém sua integridade intelectual quando continua sendo um aprendiz” (pág. 1433). “Mas nesta irmandade de Jesus não há lugar para rivalidades sectárias, ressentimentos de grupo nem afirmações de superioridade moral e infalibilidade espiritual” (pág. 2085). Assim sendo se evitará a confrontação no grupo e cada um abordará os temas de estudo com humildade e sem arrogância, orgulho ou vaidade. Dar-se-á apoio ao sentido de unidade entre os leitores do Livro de Urântia e não haverá líderes: todos seremos servidores.

Pelo exposto anteriormente, aspiramos viver vidas de fé e serviço, no espírito dos ensinamentos outorgados por nosso mestre, Jesus de Nazaré e prosseguir no caminho de nosso Pai, o que não é mais do que o eterno crescimento espiritual em direção à perfeição.

Realização das reuniões

Nossa amiga urantiana Oly Tartakowsky é a coordenadora do grupo de estudo e será a moderadora das reuniões. Além disso, como anfitriã e urantiana de maior experiência entre nós, ela será a pessoa encarregada de planejar cada encontro. Delegará a direção da reunião a outros integrantes, quando for o caso, por ocasião da apresentação de trabalhos pessoais ou para fazer rodízio na responsabilidade de conduzir as reuniões. Estas se realizarão às quartas-feiras de cada semana, ressalvados os feriados e o período de recesso de verão, e terão lugar entre as 19:00 e 22:00 horas, na casa de Oly (Las Carretas 2244, La Reina, Santiago do Chile), a não ser que se chegue a entendimento diferente. É recomendável que as sessões comecem e terminem a tempo, por respeito e consideração. Haverá um café na metade da reunião. Durante esse lanche se conversará sobre notícias, fatos ou circunstâncias de interesse geral. Os fumantes serão informados sobre o local designado para eles, em ambiente diferente do espaço em que se realiza a leitura.

Os membros de maior experiência estão convidados a participar ativamente da discussão de qualquer tema, para transmitir os ensinamentos corretos aos mais novos e analisar distintos pontos de vista, pois não existe uma interpretação oficial do Livro de Urântia, evitando-se as intervenções extensas e irrelevantes.

O escopo do estudo é a busca e não a confrontação de idéias, portanto nos limitaremos ao que diz o Livro de Urântia, que é afinal a fonte do conhecimento que se está estudando. Para levar a cabo esse propósito, poder-se-á utilizar o Concordex ou Concordance, livros que servem de índice temático e que ajudarão tanto a preparar um tema específico quanto a dissipar qualquer dúvida ou questão, evitando assim as especulações. O moderador começará com uma breve introdução sobre o tópico em análise e pedirá a alguém que comece a leitura do trecho. As perguntas serão formuladas quando se termine a leitura de cada seção, se for o caso, com a intenção de discutir e descobrir os significados e ensinamentos que se compartilhou (no Livro geralmente tudo se explica nos parágrafos seguintes). Somente quando não houver mais perguntas ou comentários o moderador dará a palavra a outra pessoa, para ler a seção seguinte. Será preferível um estudo profundo de menor número de seções do que avançar rapidamente na leitura. Em uma mesma seção não serão tratados tópicos diferentes, mas somente o tema sob análise, para evitar distrações de qualquer natureza. Com a autorização do moderador, contudo, poder-se-á contribuir com pequenas seleções de material relacionado.

No decorrer da leitura, é benéfico manter a tolerância e o respeito pelas diferentes opiniões. “Respeitai sempre a personalidade do homem” (pág. 1765), “Quanto mais elevada seja a instrução de uma criatura, mais respeito terá pelo conhecimento, a experiência e as opiniões dos outros” (pág. 278). “Quando vos ensinei eu que deveis todos vós ver as coisas da mesma maneira?” (pág. 1591).

Ao final de cada sessão será aberta a possibilidade de discutir temas espirituais de natureza geral ou experiências pessoais. “...é muito importante que te exponhas ao conhecimento de um vasto número de outras experiências religiosas (as diferentes interpretações de outros mortais) para que possas evitar o perigo de que tua vida religiosa se torne egocêntrica – circunscrita, egoísta e não sociável” (pág. 1130). Antes de partir, todos serão informados sobre o tema por analisar na sessão seguinte, de forma que os integrantes do grupo possam realizar uma leitura prévia.

Incorporação de novos membros

As pessoas que demonstrarem genuíno interesse em participar de nosso grupo de estudo do Livro de Urântia, quando candidatos com possibilidades de serem aceitos nele, deverão ter previamente uma entrevista com pelo menos dois urantianos que tenham mais de um ano de permanência constante no grupo, para que se conheça a pessoa e se saiba de sua motivação. Posteriormente se lhe informará da decisão adotada e caso o candidato seja aceito, deverá marcar-se uma reunião em que se o apresentará a seu orientador ou orientadora, que estará incumbido (a) de prepará-lo sobre os temas básicos relacionados com o Livro de Urântia, antes de participar ativamente do grupo de discussão. Esse procedimento tem a intenção de não interromper as sessões das quartas-feiras.

Exige-se que o candidato tenha interesse pelo Livro de Urântia e um desejo sincero de conhecer e servir a Deus. Somos um em espírito, porém diversos em crenças e opiniões, e reconhecemos o direito que tem cada um, de buscar a vontade de Deus de forma pessoal. Aceitar-se-ão pessoas procedentes de todas as crenças religiosas e atividades, maiores de dezoito anos.

Outras atividades do grupo

Quanto a relações com agrupações no exterior, este grupo não está associado nem à Fundação Urântia nem à Fellowship for Readers of the Urantia Book, nem a qualquer outra associação em particular. Não obstante, seus membros se encontram em permanente contato com outros estudantes do Livro de Urântia, tanto nos Estados Unidos como na América Latina e Europa, por diversos meios de comunicação, com a intenção de trocar idéias e materiais de estudo, ajudar-se reciprocamente e manter viva a amizade de pessoas que compartilham objetivos similares

O nome do grupo

Os primeiros cristãos denominavam de Ágape uma festa fraternal, durante a qual se celebrava a eucaristia. Hoje celebramos o Ágape separado da eucaristia, embora possa ser uma preparação para ela ou uma maneira de fazer mais visíveis seus efeitos, em ocasiões especiais.

Ágape é compartilhar, como em uma festa, a alegria, os cantos, os amigos, o alimento, os jogos, o amor e o carinho.

Ágape é fazer presente a Jesus entre nós, dar-lhe graças por tudo que Ele representa para cada um. É sentir que Ele está vivo, que é para todos, que não nos abandona e que sempre nos espera.

Ágape é estarmos presentes, com tudo que somos e amamos, compartilhar essa presença, fazê-la viva, alegre, forte e segura. É ir em direção aos outros, buscá-los, encontrá-los e acolhê-los.

Ágape é deixar que Jesus viva em nossas vidas e continue amando a todos, como nos tempos em que caminhava pelos caminhos de sua Terra.

 


Assine Nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado no acontece por aqui, assinando a nossa newsletter. Digite seu email aqui:

Ou conecte-se através das redes sociais:

   

ELUB Twitter