Com 4,28 bilhões de anos, elas trazem pistas importantes sobre a geologia da Terra primitiva
Fonte: Ciência Hoje
Foram descobertas no nordeste do Canadá as mais antigas rochas conhecidas da Terra, com idade estimada em 4,28 bilhões de anos. Elas são de uma época em que o planeta tinha poucas centenas de milhões de anos, e têm pelo menos 250 milhões de anos a mais que as rochas mais velhas de que se tinha notícia, encontradas no noroeste do mesmo país. O achado traz pistas valiosas sobre diversos aspectos do passado da Terra.
“Essas rochas vão nos ajudar a entender como os primeiros continentes foram formados e que processos geológicos estavam envolvidos na formação da crosta no início da história da Terra”, diz à CH On-line um dos autores da descoberta, o geólogo Jonathan O'Neil, da Universidade McGill (Canadá).
TEL AVIV, Israel, (UPI) - Cientistas alegam ter encontrado a mais antiga evidência do homem moderno, Homo Sapiens, vivendo no que é hoje Israel duas vezes mais antigo do que se pensava.
Fonte: UPI.com
Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv University encontraram oito dentes humanos com pelo menos 400.000 anos de idade no sítio pré-histórico da Gruta de Qesem, perto de Rosh Ha'ayin, noticiou o Jerusalem Post. Os pesquisadores alegam que a descoberta na Gruta de Qesem Cave pode mudar a percepção dominante de que o homem moderno originu-se no continente africano.