Pouco se fala hoje em crise planetária. O estudo sobre a humanidade, sobre fatores que influenciam a população global, é tomado como um total integrado dos estudos de cada nação, e suas relações com as demais.
O planeta é um todo funcional, sim. Porém, são necessárias também estudos globais, estudos que não levam em consideração cada país e sua relação com os outros, para promover uma visão mais geral, mais delineadora dessa nossa tão complexa realidade mundial.
Para tal analise global, tal interpretação holística do inter-relacionamento de toda a população global são necessários conceitos que validem as contribuições de tal estudo para a humanidade.
Segundo o Livro de Urântia, a Quinta Revelação de Época, a informação a seguir foi proporcionada aos humanos por um Portador da Vida, membro do chamado Corpo Original de Urântia (Terra) e, atualmente, Observador Residente em nosso planeta.
Em essência, Urântia tem sua origem em nosso Sol, que por sua vez, é um dos múltiplos produtos da Nebulosa de Andronover, que outrora foi parte constituinte do poder material e da matéria física do Universo local de Nébadon.