Este resumo histórico está longe de ser perfeito. Ele representa minha melhor tentativa de combinar fragmentos de fatos, verdades, conjecturas e ocasionalmente o que são quase rumores, em um todo significativo. Alguns itens são bem fundamentados; outros apenas parcialmente. Assim como ocorre ao se montarem os restos arqueológicos de uma antiga tabuleta, algumas partes estão faltando completamente.
Eu certamente acolherei correções, ampliações e comentários que melhorem este resumo para as futuras edições. Não considero esta história terminada. Na verdade, tenho dúvidas de que ela possa algum dia considerar-se terminada. O passado está sempre sujeito a reinterpretações, a cada momento que passa. A natureza única deste assunto o faz ainda mais reinterpretável. De qualquer maneira, este resumo é sucinto e será gradualmente expandido nos anos vindouros. Muito mais informações poderiam ser apresentadas, mas isso ultrapassa o objetivo da presente narrativa.
987 bilhões de anos atrás. Fenômeno de materialização no setor oriental de Orvônton (o sétimo super-universo do tempo-espaço, que gira em torno do universo central e perfeito de Havona, que por sua vez rodeia a Ilha do Paraíso).
900 bilhões de anos. Envia-se (do Paraíso) um Organizador da Força e seu séqüito.
875 bilhões de anos. O Organizador da Força materializa a Nebulosa de Andronôver e se retira.
800 bilhões de anos. A Nebulosa de Andronôver fica estabelecida.
700 bilhões de anos. Etapa nebular primária (forma circular) e 9 criações materiais circundantes.
600 bilhões de anos. A nebulosa adquire sua forma máxima. É um esferóide de gás, achatado.
500 bilhões de anos. Forma-se o primeiro sol de Andronôver, a partir de um de seus braços.