Login Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Font Size

Profile

Cpanel

Gene Neandertal pode ter ajudado a desenvolver cérebro humano

Variante de DNA predominante na população moderna teria entrado nela há 37 mil anos, por meio de cruzamento com espécie arcaica.

Fonte: G1

O seqüenciamento de grandes quantidades de DNA neandertal deve ter deixado Bruce T. Lahn e seus colegas da Universidade de Chicago com gosto de "quero mais" na boca. Eles acabam de identificar, no DNA de pessoas de hoje, uma variante genética que poderia ter sido passada dos neandertais para os nossos antepassados -- provavelmente por beneficiar o crescimento do cérebro.

O gene em questão, o MCPH1 ou microcefalina, regula o desenvolvimento do órgão. Hoje, a versão mais comum dele, presente em 70% da população, é o chamado haplogrupo D. Acontece que os pesquisadores encontraram sinais de que, até 37 mil anos atrás, essa versão não estava presente no material genético dos humanos modernos. A partir daí, ele teria se espalhado rapidamente, aparentemente por conferir uma vantagem para a sobrevivência.

O fato curioso é que essa é mais ou menos a época em que humanos e neandertais começaram a se trombar na Europa. O haplogrupo D, porém, é muito mais antigo que isso -- teria uns 500 mil anos de idade. É como se ele tivesse se originado numa população diferente da dos humanos modernos e depois entrado nela -- por cruzamento, aposta Lahn.

"A vantagem de obtermos o genoma dos neandertais é que esse tipo de inferência pode ser testado diretamente", diz Eddie Rubin, um dos responsáveis pelo projeto. "Se não acharmos o haplogrupo D entre eles, poderemos descartar essa hipótese."

Notícia relacionada

 

O que diz O Livro de Urântia:

(851.6) 76:4.8 Depois de se estabelecerem no segundo jardim, no Eufrates, Adão optou por deixar atrás de si o máximo possível do seu plasma de vida, para beneficiar o mundo depois da sua morte. E, desse modo, Eva tornou-se a chefe de uma comissão de doze, para o aperfeiçoamento da raça, e, antes de Adão morrer, essa comissão havia selecionado 1 682 exemplares do tipo mais elevado de mulheres de Urântia, sendo essas mulheres impregnadas com o plasma da vida Adâmica.


Assine Nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado no acontece por aqui, assinando a nossa newsletter. Digite seu email aqui:

Ou conecte-se através das redes sociais:

   

ELUB Twitter