A relação entre as pessoas é simples. Nós estamos na relação. O relacionamento que é complexo, não complicado, mas complexo.
O relacionamento envolve inúmeros fatores intrínsecos e sutis que, subordinado aos fatores da personalidade e do ego, criam tensões inevitáveis mesmo nas pessoas com mais afinidade. Isso se deve às diversificações de objetivos materiais limitados pelo tempo-espaço.
Essas diferenças ocorrem pela naturalidade de nossa época da idade universal. Estamos em construção para que tudo aquilo que é possível na criação limitada do tempo-espaço aconteça e se torne perfeitamente estável.
Esta será a ultimidade em se tratando de relacionamento. Há sempre uma troca, um doar e receber, nenhum é melhor. Assim como é preciso saber doar, é preciso saber receber. Perguntar/responder, viver/morrer, falar/ouvir, obedecer/mandar, cair/levantar, ensinar/aprender... São relações as quais, um dia, precisaremos ser mestres e darmos o exemplo para toda uma criação futura e indeterminada nesta infinitude da qual fazemos parte por sermos criaturas e co-criadores (super limitados).
As relações se dão na finitude e estas mesmas precisam evoluir e progredir para alcançarem altos níveis de desenvolvimento até sua perfeição. O objetivo é o auto-governo no futuro distante, só que, no momento, seria um desastre como a experiência bem comprova.
As relações hão de evoluir para transações cósmicas e, também, para relações de fé, esperança e certeza de um futuro glorioso de serviço ao Pai e aos irmãos por toda a criação universal, pois o destino dos filhos do Pai Universal é eterno, conquanto a criatura entre em ressonância com o Criador para cumprir Sua vontade e servir nos Universos do presente e do futuro eternamente.
As relações no tempo-espaço são confusas e não muito intuitivas. Elas devem ser entendidas gradativamente e os seres devem ser conscientizados da sua filiação com o Criador Eterno.
Mesmo com a aparente corrupção e maldade, na essência só existe o Espírito de misericórdia infinita que se estende a toda a criação em todos os tempos e espaços para sempre e sempre.