Login Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Font Size

Profile

Cpanel

Glossário

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

A - voltar
ABANDONTEIROS São nativos da capital de Orvonton. Estão sobre a direção imediata dos mortais ascendentes que se fusionaram com o Filho.
AJUSTADORES PERSONALIZADOS São os Ajustadores que adquiriram personalidade sem efusionar-se com a alma mortal, e são responsáveis em ministrar ensinamentos em Divinington aos Ajustadores pré-pessoais.
ANCIÕES DOS DIAS A primeira personalidade registrada no arquivo do superuniverso e exerce autoridade e grau de jurisdição. São três em cada superuniverso e dali não se ausentam. São os que dão os decretos finais do Tribunal Supremo de um superuniverso. São os governantes mais perfeitos, mais versáteis, mais divinamente dotados de toda existência espaço-temporal.
APERFEIÇOADORES DA SABEDORIA Seus postos de serviço são juntos aos governos dos superuniversos. São em número de sete milhões, sendo um milhão para cada superuniverso. Juntamente com os Conselheiros Divinos e os Sensores Universais, se ocupam em revelar a verdade aos planetas e aos sistemas individuais.
ARCANJOS São filhos do Filho Criador e o Ministra Divina. São em quase oitocentos mil em Nebadon. Não estão sob a jurisdição de Gabriel, sua grande tarefa está dedicada à sobrevivência das criaturas e a promoção da carreira ascendente dos mortais do tempo-espaço. São eles os responsáveis pela convocação dos mortos – a chamada ressurreição – e estas personalidades adormecidas respondem à voz do arcanjo. Residem no sétimo grupo de mundos circundados de Salvington.
AUXILIARES PESSOAIS DO ESPÍRITO INFINITO Estão sob a orientação direta da Terceira Fonte e Centro, não são personalidades como os Mensageiros Solitários.
AUXILIARES REFLEXIVOS DE IMAGEM Estes seres aparentemente não possuem vontade e nem exercem faculdade de eleição. São inteiramente reflexivos, meramente agentes de transmissão.
AVONAIS São Filhos Paradisíacos Julgadores.
B - voltar
N/A  
C - voltar
CENTROS SUPREMOS DO PODER Estão dotados da personalidade da Terceira Fonte e Centro, são os intelectos do sistema de poder do Grande Universo e exercem controle mental da grande rede e das vastas funções dos Controladores Físicos Decanos e os Supervisores do poder moroncial.
CIDADÃOS DO PARAÍSO Existem mais de três mil ordens destas inteligências excelsas. Têm a prerrogativa de trânsito que os torna independentes das personalidades especializadas em transporte, como por exemplo os Serafins.
COMPANHEIROS MORONCIAIS São os assessores dos Guardiões Seráficos e Ministradores dos Mundos de Estância. Não acompanham os mortais ascendentes em sua progressão ao Paraíso, mas podem se transformar em Serafins quando abraçados duas vezes pela Mãe Cósmica.
CONCILIADORES UNIVERSAIS São Juízes/Árbitros, Advogado do Espírito, Executivo Divino e Registradores. Funcionam como um tribunal local e atravessam o espaço à velocidade seráfica tríplice.
CONSELHEIROS DIVINOS Originam-se na Trindade Paradisíaca, tem suas funções nos superuniversos, nos universos locais e nos sistemas. Seu número é de vinte e um milhões de conselheiros em serviço, três milhões em cada um. Interagem com os Sensores Universais e os Aperfeiçoadores da Sabedoria, que integram o tribunal de adjudicação em nome dos Anciões dos Dias. Agem juntando provas, julgando, confirmando e promulgando os veredictos com atitude próximo ao Absoluto da Deidade.
CONTROLADORES FÍSICOS DECANOS São dotados de uma natureza que os capacita à metamorfose individual. Servem em todo o Grande Universo como controladores da energia. Os Frandalanques e os Cronoldeques fazem parte deste grupo.
D - voltar
DAINAIS São Filhos Paradisíacos Ministradores.
DIRETORES DO SENSO DE NEBADON São os que conhecem automaticamente o nascimento e a morte da vontade e registram o número exato da criaturas volitivas que atuam no universo local. Salsatia é o diretor do senso de Nebadon.
E - voltar
ESFERAS ARQUITETÔNICAS São mundos feitos sob medida e aprovados pelas personalidades acreditadas. As principais capitais de importância ao planeta Urantia são:
. Jerusém, capital do Sistema de Satânia;
. Edêntia, capital da Constelação de Norlatiadeque;
. Salvington, capital do Universo Local de Nébadon;
. U-Menor, a Terceira, capital do Setor Menor de Ensa;
. U-Maior, a Quinta, capital do Setor Maior de Esplandon; e
. Uversa, capital do Superuniverso de Orvonton.
ESPÍRITO REITOR Os sete Espíritos Reitores são diretores coordenadores de um vasto domínio. Funcionam desde a periferia da Ilha Eterna do Paraíso, através dos sete satélites paradisíacos do Espírito, os circuitos de Havona, nos governos dos superuniversos e na administração e supervisão dos universos locais. São os responsáveis pela distribuição da mente para o Grande Universo.
ESPÍRITO SUPREMO Diretores universais e coordenadores da administração dos sete superuniversos localizados no Grande Universo.
ESPÍRITOS MATERNOS DOS UNIVERSOS São as criadoras e administradoras dos universos locais.
ESPÍRITOS REFLEXIVOS Somam um total de quarenta e nove e se originam na Trindade. Habitam nas sedes dos superuniversos, sete em cada sede.
ESPIRONGA São residentes em Nebadon e realizam tarefas espirituais rotineiras.
ESPORNAGIA São responsáveis pelo trabalho físico desde Jerusem até Salvington.
ESTRELA BRILHANTE MATUTINA É a primeira concepção de identidade e ideal de personalidade concebida pelo Filho Criador e pela manifestação do Espírito Infinito de um universo local. A Brilhante Estrela Matutina não é criador, e sim, magnífico administrador, sendo o representante administrativo pessoal do Filho Criador. A Brilhante Estrela Matutina de Nebadon, nosso universo local, é Gabriel.
ESTRELAS BRILHANTES VERPERTINAS São funcionários de Gabriel e trabalham nas capitais das constelações e sistemas em Nebadon.
ETERNOS DOS DIAS São personalidades supremas trinitárias que dirigem cada um dos milhões de mundos de Havona.
EXECUTIVO SUPREMO São espíritos trinidizados pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito. São coordenadores administrativos do Grande Universo. Formam a junta executiva da criação pós-Havona, se encarregando das coisas físicas, intelectuais e espirituais. Tudo ouvem, tudo vêem e tudo sentem.
F - voltar
FIÉIS DOS DIAS Os Fiéis do Dias atuam nas capitais das constelações como assessores dos governadores das constelações, os Filhos Vorondadeques, quando solicitados. Somam um total de setenta milhões e estão sob a jurisdição dos Uniões dos Dias. São os últimos na escala administrativa que originam no Paraíso, essa ordem dos “Dias” assessoram desde as sagradas esferas do Pai Universal até as constelações.
FILHOS CRIADORES São os filhos de Deus descendentes,tem origem divina e direta, trazidos à existência pelo Pai Universal e pelo Filho Eterno. Os Filhos Criadores possuem um dote que se centra em duas pessoas, que controlam e que podem outorgar a si mesmo, estão dotados de um poder espiritual de atração em seu próprio reino. Mantêm contato com todos os Filhos Paradisíacos onde quer que estes se encontrem. São os Pais do Universo Local. O Filho criador-pai do nosso Universo Local, Micael de Nebadon, foi registrado com o número 611.121 após seu auto outorgamento na esfera número 606 de sua criação, registro universal numero 5.342.482.337.666.
FILHOS INSTRUTORES TRINITÁRIOS São Filhos Paradisíacos altamente espirituais. Em Havona são conhecidos a Ordem dos Dainais. Em Orvonton são registrados com Filhos Instrutores Trinitários. Em Salvington se denominam Filhos Espirituais Paradisíacos. São os educadores universais, dedicados ao despertar espiritual e a guia mortal de todos os reinos.
FILHOS MAGISTERIAIS Estes Filhos Paradisíacos constituem a Ordem dos Avonais, são ministros e juízes planetários, os magistrados dos reinos do tempo e espaço de todas as raças, para todos os mundos e em todos os universos.
FILHOS MATERIAIS ASCENDENTES São os elevadores biológicos, residem na capital dos sistemas e quando comissionados são os fundadores da raça adâmica nos mundos habitados por mortais ascendentes. São organizados por casa e chamados de Adão e Eva.
FILHOS TRINIDIZADOS DE CONQUISTA São todos mortais ascendentes fusionados com o Ajustador que, depois de alcançado o Corpo de Finalidade, foram abraçados pela Trindade do Paraíso e seus nomes foram apagados da lista dos finalistas. Os Mensageiros Poderosos, Aqueles Elevados em Autoridade e Aqueles Sem Nome e Sem Número formam esta ordem, sendo designados ao serviços dos Anciões dos Dias.
FILHOS TRINIDIZADOS DE PERFEIÇÃO São os Guardiões Celestiais e compreendem um grupo único de personalidade abraçadas duas vezes pela Trindade do Paraíso.
FILHOS TRINIDIZADOS DE SELEÇÃO São Serafins evolucionários e Seres Intermediários trasladados que atravessam Havona e alcançaram o Paraíso e posteriormente foram abraçados pela Trindade, sendo designados às cortes dos Anciões dos Dias.
FILHOS TRINIDIZADOS POR CRIATURAS São ordens reveladas e não-reveladas de seres trinidizados por criaturas, filhos das diversas uniões dos sete corpos de finalistas e personalidades do Paraíso-Havona.
FILHOS TRINITÁRIOS ESTACIONÁRIOS É uma ordem perfeita. São em número definido e final. Representam a política administrativa da Trindade do Paraíso e a Justiça. São os Juízes Executivos da Trindade. Funcionam desde as esferas paradisíacas do Pai, aos mundos sedes locais, até as capitais das constelações que os compõem.
FILHOS TRINITÁRIOS INSPIRADOS São espíritos unitários do universo semelhante aos Monitores Misteriosos e pertencem a uma ordem secreta. Somente os Mensageiros Solitários têm a capacidade de percebê-los devido a sua alta capacidade espiritual. Agem e vivem em todo o universo inclusive fora do tempo e do espaço.
G - voltar
GUIA DOS GRADUADOS São os dirigentes da alta universidade de instrução técnica e capacitação espiritual que prepara os ascendentes para a última metamorfose. O número 1 dos Guias dos Graduados chama-se Malvorian que é o chefe desta ordem e que recebeu Grandfanda o primeiro peregrino do planeta 341, do sistema 84, na constelação 62 do universo local 1131 localizado no Superuniverso de número 1.
H - voltar
N/A  
I - voltar
INSPETOR ASSOCIADO É o representante pessoal do Executivo Supremo de Orvonton.
J - voltar
N/A  
K - voltar
N/A  
L - voltar
LANONANDEQUE São governantes dos planetas e soberanos rotativos dos sistemas. Devido a sua procedência poderiam sem mais divinamente perfeitos. Nessa Ordem tivemos mais de setecentos que se rebelaram contra o governo do universo, com exceção do universo de Henselón.
M - voltar
MELQUISEDEQUE Constituem a primeira ordem de Filhos Divinos. Servem às raças evolucionárias sem necessidade de encarnação, achando-se na metade do caminho entre a mais alta Divindade e as mais baixas criaturas dotadas de vontade. As ordens seráficas e os anjos trabalham sob sua orientação. São mestres compassivos, filhos amigos, compreensivos e conselheiros sábios.
MENSAGEIROS DA GRAVIDADE São seres que estão sobre a jurisdição exclusiva de Grandfanda e se designam exclusivamente ao corpo primário de finalidade e não tem limitações espaço-temporais, utilizam de todos os circuitos do universo, inclusive a gravidade.
MENSAGEIROS SOLITÁRIOS São seres responsáveis pela comunicação de mensagens não distribuídas pelos circuitos universais. Não sofrem de saudade e são capazes de se comunicar diretamente com a Terceira Fonte e Centro.
MICAÉIS São Filhos Paradisíacos Criadores, são responsáveis pela criação de novos universos locais.
MORTAIS FUSIONADOS COM O AJUSTADOR São os que tem a possibilidade de alcançar o Paraíso.
MORTAIS FUSIONADOS COM O ESPÍRITO São aqueles que têm a possibilidade de alcançar evolução somente até a sede do Universo Local.
MORTAIS FUSIONADOS COM O FILHO São aqueles que têm a possibilidade de alcançar evolução somente até a sede do Superuniverso.
N - voltar
NATIVOS DE HAVONA São criaturas diretas da Trindade do Paraíso. Mantém uma amizade com as criaturas ascendentes espaço-temporal produzindo um intercâmbio de experiências.
O - voltar
OMINIAFINS São os servidores exclusivos dos Sete Executivos Supremos e atuam na vigilância e coordenação administrativa. Não se ocupam do esquema ascendente de progressão mortal.
P - voltar
PAI MELQUISEDEQUE É o filho criado pelo Filho Criador e Ministra Divina do universo local. Este ser único, posteriormente, colabora para trazer à existência um inteiro grupo com este nome. O Pai Melquisedeque atua com primeiro associado executivo da Brilhante Estrela Matutina.
PERFEIÇÕES DOS DIAS Somam, precisamente, duzentos e dez e presidem os governos dos dez Setores Maiores de cada superuniverso. Cada setor tem três deles. São assistentes dos Anciões dos Dias, os governantes dos superuniversos.
PORTADORES DE VIDA São os responsáveis de levar a vida e formar as criaturas às esferas planetárias. Depois de plantar esta vida em tais mundos novos, permanecem ali por longos períodos para fomentar seu desenvolvimento. Nambia é o portador de vida primogênito de Nebadon.
Q - voltar
QUERUBINS E SANOBINS São os assessores dos Serafins e atuam sempre em conjunto. Podem ser designados como anjos de guarda pessoal e ensinam nas escolas dos Mundos moronciais.
QUERUBINS EVOLUCIONÁRIOS São aqueles que, tendo por longa data, ministrado nas escolas dos mundos de estância, são abraçados duas vezes pela Mãe Cósmica, transformando-se em Serafins.
R - voltar
RECENTES DOS DIAS Em grupos de três presidem os Setores Menores e são coordenados e subordinados aos Perfeições dos Dias. São em número, vinte e um mil. O governo dos Setores Menores se ocupam dos problemas físicos dos superuniversos e são as sedes dos Controladores Físicos Decanos.
S - voltar
SECONAFINS São designados para a sede de cada Superuniverso e exercem suas funções junto aos Anciões dos Dias.
SENSORES UNIVERSAIS São Triunos Universais, ficam localizados no Universo Central. Pertencem a comissão de abjudicação juntamente com os Aperfeiçoadores da Sabedoria e os Conselheiros Divinos.
SENTINELAS DESIGNADOS São os representantes locais do Executivo Supremo de Orvonton.
SERAFINS São criados pelo Espírito Materno Universal em número de 41.472 por vez. Atuam tanto no nível espiritual como no material. Eles podem nos acompanhar em nossa inteira carreira de ascensão moroncial e espiritual, até as bordas do Paraíso. Algumas vezes ingressam no Corpo e Finalidade.
SERAFINS EVOLUCIONADOS São aqueles que conquistam o status de filiação ascendente e conseguem chegar ao Paraíso através de Serafington.
SERES INTERMEDIÁRIOS São seres que vivem em um plano intermediário entre os mortais e as ordens angelicais. São de grande valia como ajudantes no serviço das ordens angelicais. Há muito, foram aceitos como uma das ordens essenciais do ministério planetário.
SERES INTERMEDIÁRIOS TRASLADADOS São os seres intermediários que obtiveram a permissão de ausentarem do planeta, seguindo uma carreira ascendente.
SERES NÃO-REVELADOS DE ORIGEM NA TRINDADE Não revelados no Livro de Urantia.
SERES TRANCENDENTAIS EVENTUADOS São seres eventuados, não são nem finitos nem infinitos, são absonitos e obedecem ao Último e não ao Supremo como as criaturas do espaço-tempo.
SERES TRINIDIZADOS DA SUPREMACIA São administradores supremos e últimos das sete esferas próxima ao Paraíso, são em número de setenta, dez em cada esfera.
SERVIÇAIS DE HAVONA São os coordenadores dos serviços físicos e espirituais de toda Havona, são semelhantes aos seres intermediários dos mundos habitados dos universos locais.
SETE DIRETORES SUPREMOS DO PODER São os reguladores da energia física do Grande Universo. Estão estacionados no Paraíso Periférico.
SETE ESPÍRITOS AJUDANTES DA MENTE São os ajudantes que sempre acompanham aos Portadores de Vida a um novo planeta, não são entidades e sim circuitos, e funcionam sobre a supervisão da Mãe Divina.
SETE ESPÍRITOS DOS CIRCUITOS DE HAVONA Exercem uma atividade semelhante a do Ajustador da mente, porém utilizam somente as mentes perfeitas dos Supernafins em Havona.
SUPERNAFINS São os ministrantes do Grande Universo e servem no sistema Paraíso-Havona.
SUPERVISORES DO PODER MORONCIAL São criados em grupos de mil e não requerem capacitação inicial, sustêm e energizam as fases moronciais dos mundos de transição. Agem como Reguladores dos Circuitos, Coordenadores dos Sistemas, Custódios Planetários, Controladores Combinados, Estabilizadores dos Enlaces, Classificadores Seletivos e Registradores Associados.
SUPERVISORES DOS CIRCUITOS DO UNIVERSO São os responsáveis pelos circuitos espirituais e moronciais do universo. Andovontia é o nome do Supervisor terciário do circuito estacionado em nosso Universo e foi ele quem isolou Urantia na época da rebelião de Lúcifer.
SUSATIA São os nativos de Salvington. Estão sobre a direção dos mortais evolucionados fusionados com o Espírito.
T - voltar
TERCIAFINS São residentes nas capitais dos Superuniversos e quando um Filho Criador se prepara para criar um universo, recebe do Espírito Infinito um grupo de mil desses acompanhantes que auxiliam nas manipulações astronômicas e se retiram quando surge a Brilhante Estrela Matutina.
TRIUNO Seres criados pela Trindade do Paraíso, formada pelas três Deidades: o Pai Universal (Primeira Fonte e Centro), o Filho Eterno (Segunda Fonte e Centro) e o Espírito Infinito (Terceira Fonte e Centro).
U - voltar
UNIÕES DOS DIAS São comissionados na capital do universo local, e são em número de setecentos mil, embora nem todos sejam comissionados, os não-comissionados fazem parte do corpo de reserva. Os comissionados prestam informações aos Recentes dos Dias , dados e natureza física e semi-intelectuais. Aos Perfeições dos Dias, informam sobre assuntos intelectuais e quase espirituais. Aos Anciões dos Dias, informam sobre assuntos espirituais e semi-paradisíacos. Nos universos locais fazem o papel de observadores e só atuam quando solicitados pelas autoridades locais. O União dos Dias do nosso universo local chama-se Emanuel, irmão do Nosso Senhor Cristo Micael – Jesus de Nazaré.
UNIVITATIA São os nativos de Edentia.
V - voltar
VORONDADEQUE São os Pais das Constelações, administradores e governantes.
W - voltar
N/A  
X - voltar
N/A  
Y - voltar
N/A  
Z - voltar
N/A  

Assine Nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado no acontece por aqui, assinando a nossa newsletter. Digite seu email aqui:

Ou conecte-se através das redes sociais:

   

ELUB Twitter