Login Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Font Size

Profile

Cpanel

A Bíblia, Autoridade e Significado

    1. A Bíblia Essencial ao Cristianismo
      1. Desde o início do cristianismo, o Antigo Testamento foi aceito como A Escritura - a palavra de Deus;
      2. Para entender a relação entre a Bíblia e o cristianismo significa que devemos definir o cristianismo, e tal estudo envolve teólogos, historiadores, arqueólogos e antropólogos;
      3. De acordo com O Livro de Urântia, o cristianismo é uma religião SOBRE Jesus e não a religião DE Jesus;
      4. A Bíblia nunca afirma ser uma autoridade infalível. Diz Paulo em II Timóteo 3:16: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”;
      5. Seja qual for a inspiração, deve haver níveis nela, pois o segundo Isaías foi mais inspirado que o primeiro Isaías.
      6. Em outro lugar, Romanos 6:19 Paulo lembra o leitor que: “Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne“;
      7. Contradições textuais e outras diferenças fazem com que seja impossível para nós acreditar na inspiração verbal.
      8. Jesus frequentemente citou as Escrituras, mas nunca aludiu ser inspirada. Ele nunca chamou a Escritura de “a palavra de Deus”.
      9. A visão de Jesus sobre as Escrituras foi expressa em sua conversa memorável com Natanael. Veja no LU pag. 1767
      10. A interpretação das escrituras:
        1. Visão Católica: A igreja, e somente a igreja, pode realmente interpretar a Bíblia, e quando a igreja a faz, portanto, a interpretação é infalível.
        2. Visão Protestante: Os protestantes afirmam que qualquer indivíduo, com ajuda do Espírito Santo, pode interpretar a Bíblia.
      11. A palavra “Bíblia” significa algo relacionado como coleção de livros, rolo, entre outros significados, mas a palavra em si não é encontrada na Bíblia.

    2. Harmonia Entre Fé e Escrituras

      1. Encarnação é o coração teológico do cristianismo - e a Bíblia sustenta esta doutrina.
      2. “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós” João 1:14. Este é o tema de todos os ensinamentos do Novo Testamento.
      3. Naturalmente, o próximo passo é o anúncio – “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos “ Atos 4:12
      4. Enquanto o Livro de Urântia valida a encarnação, declara o evangelho do reino a ser "a paternidade de Deus e a irmandade entre os homens"
      5. Em Antioquia, salientaram a humanidade de Jesus, em Alexandria, a divindade do Mestre.
      6. Docetismo (doutrina cristã do século II) ensinou que a humanidade de Jesus foi, mas "aparente" - uma espécie de fantasma.
      7. Na Bíblia poderia ser considerado como uma encarnação - a união do humano e do divino.
      8. Para retirar o elemento humano das Escrituras seria o equivalente de privar Jesus de sua natureza humana.
      9. O ministério de Jesus ao homem não chegou ao fim com sua morte na cruz e a revelação do Deus da verdade para a humanidade não terminou com o Antigo e o Novo testamento.

    3. A Bíblia e a Igreja

      1. Nem o Antigo Testamento, nem Jesus foram dados apenas para os judeus. Ambos eram uma dádiva universal.
      2. O ministério de Jesus e da função da revelação são contínuas. Ambos são parte do propósito eterno.
      3. Encarnação de Jesus foi, de certa forma, uma “desumanização”.
      4. A encarnação da "Palavra" na Bíblia também foi uma espécie de "desumanização" da verdade.
      5. O dom do espírito era levar aos crentes "toda a verdade". Tal experiência iria durar longos períodos de tempo - implicam muito crescimento.
      6. Já se foram 2.000 anos dos registros bíblicos. O que tomará o seu lugar na evolução contínua da igreja?

    4. Autoridade da Bíblia

      1. Na Reforma, os protestantes, ao rejeitar um papa infalível, colocou em seu lugar um livro infalível - a Bíblia.
      2. Jesus é a única autoridade final e absoluta para a fé do Novo Testamento.
      3. A fraternidade de Jesus não é autoritária – a igreja católica romana é.
      4. Para evitar um erro como os protestantes cometeram, Jesus não deixou registros escritos. Apenas a "palavra" como é em Jesus é infalível.
      5. A Igreja Católica não considera as Escrituras como sendo infalível - só a sua interpretação.
      6. Os católicos consideram a "tradição" como sendo igual à Bíblia como a autoridade para a doutrina e os dogmas.
      7. No conjunto, a Igreja Romana tem desencorajado seus membros leigos de adquirir o conhecimento da Bíblia.
      8. Lutero disse: "A Bíblia é a manjedoura na qual Cristo está deitado. Se tu leres a Bíblia e não encontrar Jesus, então em teu coração só haverá palha".
      9. O lado humano das Escrituras é mostrado nas inconsistências e imprecisões, é a mão divina na revelação da verdade eterna.
      10. A Bíblia está inseparavelmente ligada com todo o organismo da fé e da experiência cristã.
      11. A Bíblia é uma seleção de escritos de um grupo de escritores, essa seleção foi feita pelo homem. Os escritos de Macabeus que foi considerado ‘apócrifo’(não inspirado por Deus) é muito mais espiritual do que Cantares de Salomão ou O Livro de Ester ou de Rute.
      12. Na criação do Novo Testamento a intenção foi de incluir apenas os escritos de origem apostólica.
      13. Os livros do Novo Testamento não foram escritos como histórias ou biografias - foram escritos apenas para propagar a fé.
      14. Nem mesmo Jesus nunca se colocou como uma autoridade absoluta.
      15. Paulo nunca reivindicou inspiração ou infalibilidade. Ele disse: “Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo”. I Coríntios 10:15.
      16. A crença dos protestantes na infalibilidade literal da Bíblia, a sua autoridade absoluta, levou à sua divisão em uma infinidade de seitas.
      17. O reconhecimento da falibilidade das Escrituras no século XX esta sendo reunido.
      18. Mas isso não significa que cada indivíduo deve definir-se como o único intérprete das Escrituras.
      19. Devemos ter um olhar crítico sobre a Bíblia quando ela contradiz os fatos natureza - como o ensinamento de que a terra é plana, (Isto não tem nada a ver com verdadeiros milagres.)
      20. O simbolismo também deve ser questionado, como a história de Jonas e a baleia.
      21. Nunca se esqueça do fato da “evolução da revelação”. Lembre-se também que houve regressões.
      22. Não se deixe enganar pelas ambiguidades da Bíblia ou de suas alegorias – como interpretar a canção sensual de Salomão como a representação do amor de Cristo por sua Igreja (Rosa de Saron).
      23. E não aceitar todos os ensinamentos apostólicos como os ensinamentos de Jesus.
      24. A informação equivocada do ensinamento de Jesus é mostrada pelo registro encontrado em Mateus 24. Ver Livro de Urântia pag. 1912.
      25. Certas partes da Bíblia teve uma origem não judaica. Observe os seguintes:
        1. Isaias 16 e 17 = Poema Moabita
        2. Salmos 104 = Hino ao Sol de Akhenaton
        3. Provérbios 22:17 - 23:14 = Máximas de Amenemope
        4. Êxodo 20-23 = O Código de Hamurabi.

    5. A Bíblia Como a Palavra de Deus

      1. É apropriado dizer que a Bíblia é a Palavra de Deus? A mensagem do evangelho foi chamado de ‘a Palavra de Deus’. Veja Apocalipse 1:2. “O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto”.
      2. Às vezes referido como "a palavra da cruz." Veja I Coríntios. 1:18. “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.”
      3. Em Filipenses 2:16, chamado de "a palavra da vida." Em Colossenses 1:5, chamado de "a palavra da verdade."
      4. O Evangelho de João refere-se a Cristo como "a palavra”. Veja João 1:1."No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
      5. E ao falar da encarnação, João diz: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1:14
      6. O Livro de Urântia fala do Filho Eterno como "a Palavra viva e divina." (pag. 73)
      7. Estritamente falando, a Bíblia não deve ser chamada a palavra de Deus. Na medida em que Deus pode estar falando nela e através dela, seria qualificadamente a palavra divina.
      8. Foi neste sentido que a revelação de Urântia foi tratada como "Verbo feito Livro"

Adaptação de "A History of the Bible" - Dr. William S. Sadler (traduzido por Junior)


Assine Nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado no acontece por aqui, assinando a nossa newsletter. Digite seu email aqui:

Ou conecte-se através das redes sociais:

   

ELUB Twitter