Login Registrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *

Criar uma conta

Todos os campos marcados com asterisco (*) são obrigatórios.
Nome *
Nome de usuário *
Senha *
Verificar senha *
Email *
Verifar email *
Captcha *

Font Size

Profile

Cpanel

Como Trabalham os Serafins

"O universo é um todo; nenhuma coisa nem ser existe ou vive em isolamento. A socialização cósmica constitui a forma mais elevada de unificação de personalidade." [56:10.14]

Este estudo está focado nos valores. Os valores neste estudo são os que poderíamos encontrar nos três níveis mais elevados de "compreensão dos valores e o desfrute da cidadania do universo" que se discute em [5:5.2]. Estes são: o nível social ou emocional de fraternidade; a moral ou nível de dever da razão; e o nível espiritual da consciência de fraternidade universal através da adoração divina.

Que fazem os Serafins? Exatamente como trabalham? Onde trabalham?

Os Serafins "efetuam uma coordenação pessoal das numerosas influências espirituais impessoais que residem e rodeiam a mente e a alma da criatura material em evolução." [113:3.1], eles são "os estimuladores da mente", que continuamente buscam promover as decisões que completam os círculos da mente mortal. Eles "operam de fora para dentro, trabalhando através do ambiente social, ético e moral dos seres humanos." [113:4.1], os valores "sempre dependem do feito das inter-relações" [100:3.5] e quando estamos falando dos valores espirituais, o "feito das inter-relações" se refere às relações entre personalidades humanas e divinas; assim "o ambiente social, ético e moral" é o ambiente em que o ministério seráfico tem lugar.

Podemos ver às inter-relações entre as pessoas como expressões viventes dos valores sustentados pelas personalidades que estão participando na inter-relação. Mas em [196:3.10] encontramos que "A mente humana não cria valores verdadeiros ; a experiência humana não permite um entendimento do universo. E quanto ao entendimento, o reconhecimento dos valores morais e o discernimento dos significados espirituais, tudo o que a mente humana pode fazer é descobrir, reconhecer, interpretar e selecionar."

Então, como o homem mortal entra em contato com estes significados e valores universais, para que ele possa descobrir, reconhecer, interpretar e selecionar?

Aparentemente, os Serafins mestres de supervisão planetária proporcionam a mediação especializada de significado-valor aos mortais que estão reunidos em grupos sociais. Repassando este apêndice, especialmente o material que trata do ministério seráfico nos mundos evolutivos, observe o grau em que as várias ordens de anjos ministrantes estão envoltos na mediação de significados e valores espirituais para com os ascendentes na contexto da socialização mortal.

Na morte mortal, o guardião seráfico faz-se o custódio pessoal "dos esquemas mentais, das fórmulas da memória e das realidades da alma do mortal sobrevivente..." [113:3.4] é isto porque, como um resultado da experiência do serafim coordenando o ministério espiritual e mediando os significados e valores espirituais de seu pupilo durante a vida mortal, ele se tornou familiarizado intimamente com os modelos da mente de seu pupilo que responde a tais realidades –a essência do caráter de sobrevivência. Estes modelos constituem a natureza da interação mortal com outras pessoas. Lembre-se que o alcance deste círculo tem a ver com a socialização cósmica e a realização da cidadania universal. [110:6.16] A ressurreição imediata se relaciona diretamente com a socialização cósmica – está suficientemente socializado para se encaixar nas atividades do mundo de morada sem demasiada atenção especial ou terás que esperar até que uma série de serviços terapêuticos sejam programados em conjunto com as classes dispensacionais? Observe que nossa primeira assignação nos mundos de morada será como assistente do serafim no trabalho que se tenha. [113:7.3]

Na seguinte recopilação sobre as várias ordens de ministros angélicos, observe a natureza de suas tarefas. O que estão tentando cumprir? Quais são as realidades que eles estão tentando manipular ou alimentar?

Os Supernafins no Universo Central

"...coordenar uma diversidade de atividades que compreendem personalidades de distintas ordens..." [26:3.4]

"...contribui enormemente a compreensão mútua dos peregrinos do tempo e os peregrinos da eternidade..." [26:3.4]

Ao alcançar Havona, "...um peregrino do espaço sempre recebe o ensinamento de um supernafim secundário..." [26:4.3]. Eles são chamados "as hostes de ajudantes do esquema universal de sobrevivência" [26:4.6]. (Para mais sobre seu trabalho educativo geral no universo central, veja o Escrito 26, seção 5 até o fim do Escrito.)

Note algumas das classificações dos Supernafins Primários (Escrito 27):

a. Os Intérpretes da Ética – facilitam o ajuste das personalidades dos universos evolutivos à complexa variedade de personalidades encontradas no universo central.

b. Os Diretores de Conduta – facilitam a socialização do Paraíso.

c. Os Custódios do Conhecimento – servem nas funções de conhecimento de referência e verificação.

d. Os Mestres de Filosofia – conduzem cursos nas "setenta divisões funcionais de sabedoria"; eles "ensinam por todo método possível de instrução" para "impartir conhecimento e comunicar informação."

e. Os Condutores da Adoração – ensinam como adorar abrindo "novas e até o momento desconhecidas avenidas de expressão..." [27:7.4]

Os Seconafins nos suprauniversos

Seconafim primário – Ministros de reflectividade dos Anciãos dos Dias; funcionam ajudando aos Anciãos dos Dias a entender os pontos de vista de várias agências celestiais – o Espírito Infinito, os Sete Espíritos Mestres, os Filhos Criadores, os Organizadores Angélicos, etc. [28:4]

Seconafins secundários – Mestres de reflectividade para os associados coordenados de origem na Trindade dos Anciãos dos Dias – refletem os significados e valores do Paraíso nos suprauniversos. [28:5

a. A Voz da Sabedoria – "concentrações e enfoques viventes... da sabedoria coordenada do universo de universos."

b. A Alma da Filosofia – reflete (do Paraíso) a sabedoria divindade e os conceitos dos mestres da filosofia na Paraíso até os suprauniversos para apoiar o trabalho dos Conselheiros Divinos e os Censores Universais.

c. O Regozijo da Existência – promovem reações de regozijo entre as várias ordens das hostes angelicais e das criaturas volitivas inferiores.

d. A Satisfação do Serviço – "...intentando enaltecer o valor de serviço...", "...iluminar as recompensas propostas inerentes no serviço altruísta para a ampliação do reino da verdade."

e. Os Discernidores dos Espíritos – proporcionam uma reflexão exata do caráter moral e espiritual de qualquer indivíduo, assim como a visão do "verdadeiro motivo, e propósito real e a autêntica natureza" da informação originária de qualquer indivíduo.

Seconafins Terciários [28:6]

a. Os Significado das Origens –Ensina aos ascendentes como aplicar a ética do espírito.

b. A Memória da Misericórdia –Ensina aos mortais ascendentes como ser misericordioso.

c. A Importação do Tempo –Instrui aos mortais ascendentes no uso vantajoso do tempo, seu emprego positivo, trabalho e sua utilização negativa, descanso. Ambos usos do tempo são importantes.

d. A Solenidade da Confiança –Ilustram a todas as criaturas volitivas o sentido da obrigação, o caráter sagrado e a solenidade da confiança.

e. A Santidade do Serviço- Ajuda aos ascendentes a apreciar a santidade das éticas de serviço.

*Nota: O livro se refere ao conhecimento da importância do tempo, a realização da solenidade da responsabilidade e a apreciação da santidade do serviço como "os elementos morais da grandeza." [28:6.20]

O Segredo de Grandeza e a Alma da Bondade –"...se podes mediante a graça tornar-se bom, estás tornando-te por ele grande...crescerás em grandeza, em verdadeira magnitude de caráter genuíno de sobrevivência." (Existe a bondade mesmo fora do contexto da interação da personalidade?)

No ministério, o Seconafim "deambula desde as bordas do Paraíso até os mundos evolucionários do espaço." Leia[28:7.2-4]

Os Serafins nos Universos Locais

Note que ao nível do universo local e particularmente no nível planetário, os Serafins estão fortemente envolvidos em alimentar uma ordem mais espiritual de socialização.

Serafins Supremos

Orientadores Universais- Facilitam a passagem dos peregrinos ascendentes desde os níveis alcançados até os níveis não alcançados de serviço universal, ajudando-os para que façam os ajustes requeridos na compreensão de significados e valores inerentes a esta transição. [39:1.10]

Serafins Superiores

a. A Voz da Misericórdia – "...os líderes inspirados que fomentam os impulsos mais elevados e as emoções mais santas dos homens e dos anjos."

b. Mestres Assistentes – "...funcionam em Urantia com o propósito de fomentar e adiantar a causa da verdade e da retitude."

Serafins Supervisores

a. Arquitetos Sociais – "...trabalham para enaltecer todos os contatos sociais sinceros e para adiantar a evolução social das criaturas do universo... facilitam a interassociação das criaturas volitivas sobre uma base de auto-compreensão real e apreciação mútua genuína." Eles alimentam os desenvolvimento de grupos de trabalho na terra. Eles se preocupam de qualquer tarefa que tenha a ver com o progresso dos mundos moronciais e que envolve a três ou mais pessoas. (Dois seres se considera como operando sobre a base de par, mas três ou mais constituem um "problema social".) [39:3.6]

b. Sensibilizadores Éticos – fomentam e promovem na criatura o crescimento da apreciação da moralidade nas relações interpessoais.

Serafins Administradores

a. Intérpretes da Cidadania Cósmica – Descrevem a responsabilidade e moralidade da cidadania cósmica aos mortais materiais dos mundos habitados.

b. Estimuladores da Moralidade – Funcionam na oficina principal do sistema para avivar nos ascendentes a apreciação da moralidade cósmica- as interações da liberdade e lealdade.

Assistentes Planetários

a. Os Espíritos da Irmandade – ajudam aos mortais planetários a compreender a sabedoria da interassociação pacífica e o logro de irmandade planetária.

b. As Almas de Paz – Trabalham para levar aos mortais planetários a realização de "paz na terra e boa vontade entre os homens".

c. Os Espíritos de Confiança – a desconfiança é a reação inerente dos homens primitivos; é missão destes Serafins inculcar a confiança na mente dos homens evolutivos.

d. Os Guardiães Seráficos de Destino. [Escrito 113]

Eles nos influem "de todas as formas possíveis consistente com a dignidade da...personalidade; baixo nenhuma circunstância interferem estes anjos com a livre ação do livre arbítrio humano." [113:5.1] Como se indicou antes, eles são "estimuladores da mente", continuamente buscam promover as decisões que completam os círculos da mente mortal. Eles "operam de fora e trabalham através do ambiente social, ético e moral dos seres humanos." [113:4.1]

Parece que estes serafins de algum modo trabalham dentro do contexto da relações interpessoais. Poderia ser útil imaginar que quando nós estamos atuando reciprocamente com outras pessoas- durante o tempo em que estamos realmente comprometidos no processo de interação, estamos proporcionando um contexto universal temporal em que o estímulo e o ensinamento seráfico podem ocorrer. Se realmente é este o caso, que atitudes da mente e da alma poderiam ajudar para facilitar este processo?

Por suposto, o Ajustador também joga um papel em nossa apreensão dos valores. Em [196:3.13] encontramos o comentário "Não poderia estimar os valores morais e reconhecer os significados espirituais se não vivesse em sua mente (do homem) um avaliador." O Ajustador se denomina "classificador de valores espirituais", o "intérprete e unificador residente."[196:3.14]. No problema piedoso e adoradoramente resolvido, nós podemos refletir sobre a memória de nossas interações com outras personalidades e proporcionar a nossos Ajustadores com um contexto adicional dentro do qual um progresso imenso poderia ter lugar. O contexto no qual os Ajustadores funcionam é "sobre e por intermédio das idéias, ideais, visões e lutas espirituais dos filhos evolutivos de Deus." [101:1.3]

Postulado: a vida Espiritual é m potencial contido dentro do processo que tem lugar como personalidades que atuam reciprocamente entre si. "A moralidade é o terreno essencial preexistente a consciência pessoal de Deus, a realização pessoal da presença interior do Ajustador." [196:3.22] A moralidade é o primeiro nível de autogestão implementada por personalidades que se descobrem a si mesmas funcionando como criaturas sociais em um universo pessoal. (Considera as implicâncias sociais das quatro técnicas para aumentar a harmonia Ajustadora) [110:3.6-10]

Os serafins "funcionam como mestres dos homens guiando os passos da personalidade humana até caminhos de experiências novas e progressivas." Se tu aceitas esta guia, encontrarás "as altas colinas da eleição moral e do progresso espiritual." [113:4.3] Implícito neste comentário é a compreensão que estas "experiência novas e progressivas" serão de natureza social e envolverão dilemas morais e éticos.

Os Serafins Decanos da Supervisão Planetária [114:6]

Note que estes anjos trabalham com agrupamentos sociais de mortais. Estas são as associações de personalidades mortais focalizadas sobre processos sociais específicos que persistem com o tempo. Aqui novamente, o trabalho seráfico parece estar na área de promoção da realização de valores espirituais mais elevados dentro do contexto dos significados e valores compartidos nos quais se classificam estes mortais juntos em primeiro lugar. Também note que eles não injetam novos e mais elevados conceitos nas mentes humanas, mas muitas vezes atuam para intensificar um pouco os ideais mais elevados que já apareceram dentro de um intelecto humano. [114:6.19]

a. Os Anjos da Época: integram os assuntos de cada geração "ao mosaico da idade na qual ocorrem."

b. Os Anjos do Progresso: iniciam o progresso evolutivo das sucessivas idades sociais.

c. Os Guardiães Religiosos: (os "Anjos das Igrejas") intentam trasladar os valores imperecíveis das formas sociais antigas e passadas nos esquemas de pensamento e conduta mais novos e portanto menos estabilizados.

d. Os Anjos da Vida Nacional: (os "Anjos das Trombetas") funcionam no supercontrole das relações internacionais.

e. Os Anjos do Esclarecimento: se ocupam da capacitação moral e mental dos indivíduos, famílias, grupos, escolas, comunidades, nações e raças inteiras.

f. Os Serafins do Lar: se dedicam a preservação e avance do lar.

g. Os Anjos da Diversão: fomentam os valores do jogo, o humor e o descanso.

h. Os Ministros de Transição

Nenhum estudo do ministério seráfico estaria completo se não se considera os Ministros de Transição. [48:6] A vida morontial de um mortal ascendente se inicia em realidade nos mundos habitados no momento em que se concebe a alma; estes anjos se consagram a facilitar o trânsito das criaturas mortais da vida inicial na carne até as fases recentes de existência morontial nos mundos de morada. A que classes de experiências poderiam levar-nos estes anjos como meio para preparar-nos para a vida nos mundos de morada?

Alguns dos grupos entre aqueles cuja a função se estende aos mundos evolutivos são:

a. Os Evangelos Seráficos: "Dedicados a proclamação do evangelho da progressão eterna..." [48:6.7].

b. Os Intérpretes das Raças: eles são "os sociólogos hábeis e os conselheiros étnicos sábios do primeiro céu." Eles funcionam nos mundos evolutivos para levar mais além os esforços dos comissionados da raça para harmonizar os variados pontos de vista das raças mortais. [48:6.11] Revisa as sete divisões de Ministros de Transição e considera a natureza do ministério seráfico na zona de transição entre a vida mortal material e a vida morontial. [48:6]

Dada um compreensão deste ministério angélico o qual busca preparar aos mortais para a vida nos mundos de estância – quais poderiam ser algumas das implicações para o modo em que acercamos nossos próprios esforços adiante? Quais poderiam ser algumas das implicações para o modo em que manejamos nossas próprias vidas aqui em nosso mundo de origem com relação ao iminente alojamento no mundo de morada?

Conclusão

Estudando o Livro de Urantia podemos chegar a entender bastante bem os objetivos e métodos usados pelos ministros seráficos em seus esforços por estimular o crescimento espiritual e alimentar o avance social planetário – eles já tem um funcionamento, uma infra-estrutura educativa global altamente desenvolvida em pé.

Dado isto e reconhecendo que "o homem não pode desencadear o crescimento, mas sim pode prover as condições favoráveis" [100:3.7] – qual poderia constituir um modelo cosmicamente significativo (e com valor revelador) de participação mortal neste esforço?

Postulado: Nós, como mortais, podemos comprometer eficazmente desenvolvendo um modelo de ministério cujo propósito é apoiar e reforçar o ministério seráfico o qual está sendo promulgado em uma escala planetária massiva e que já toca a vida de todas as pessoas.

Este ministério se entende que está relacionado com a realização mortal dos significados e valores espirituais no contexto das relações interpessoais. "A socialização cósmica constitui a forma mais elevada de unificação de personalidade. Disse Jesus: "Aquele que entre vocês quer ser grande, deixe que seja o servidor de todos." [56:10.14]

De que maneira poderíamos facilitar os processos seráficos em nossas relações pessoais, nas várias comunidades humanas das quais somos parte, e nossos esforços por promulgar a revelação?

Para um estudo extenso:

Que são os valores? Da onde vem eles e onde existem? Existem em sua mente ou existem só durante tuas interassociações com outras personalidades?

Como fazer para que os "quatro níveis de compreensão dos valores e do desfrute da fraternidade universal" descritos em [5:5.2] influam em nossa compreensão da natureza de valores? É razoável assumir que os serafins também trabalham nos níveis mais baixos – o nível físico ou material de auto-preservação? Sobre que baseia tua opinião?

Qual é a relação entre os valores eleitos pela personalidade e o desenvolvimento da alma de dita personalidade?

O Espírito Infinito as vezes é chamado de "o Organizador Universal" ou a "Personalidade Coordenadora." Note que o destino da personalidade no universo não é somente a conquista individual mas sim a exploração dos potenciais associativos da personalidade. [8:2.3], [112:1.9], [31:0.3]

Os serafins trabalham conosco durante a vida mortal para começar a desenvolver e reforçar os potenciais associativos de nossas personalidades – estes potenciais que só começam a existir como resultado de personalidades que entram em relações com outras. Como se relaciona isto com a ênfase indicada no Livro de Urantia pelo serviço altruísta?

Apêndice suplementário para um estudo da Espiritualidade Urantiana – em 27 de março de 1999.

 

Este trabalho utiliza citações do Livro de Urantia © 1955 Urantia Foundation
533 Diversey Parkway, Chicago, Illinois 60614, (001773) 525-3319, http//www.urantia.org
Todos os direitos reservados.


Assine Nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado no acontece por aqui, assinando a nossa newsletter. Digite seu email aqui:

Ou conecte-se através das redes sociais:

   

ELUB Twitter